Editorial


Dtd


O Seminário Internacional de Ciências Policiais e Criminalidade Organizada


The International Seminar on Police Science and Organized Crime


El Seminario Internacional de Ciencia Policial y Crimen Organizado


Marcos Leôncio Sousa Ribeiro

Polícia Federal, Brasília/DF, Brasil

[email protected] http://lattes.cnpq.br/2467185544971520 https://orcid.org/0000-0002-4645-5161


A Revista Brasileira de Ciências Policiais (RBCP) nesta edição especial apresenta o dossiê “Ciências Policiais, Inteligência Policial e Criminalidade Organizada”, resultado da produção científica do Semi- nário Internacional de Ciências Policiais e Criminalidade Organizada, realizado no período de 21 a 25 de junho de 2021, pela Academia Na- cional de Polícia (ANP), em parceria com a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), de Portugal, nos termos do Acordo de Cooperação Institucional celebrado com a Polícia Federal (PF) em 2018.

O seminário teve como público-alvo primário os profissionais de segurança pública integrantes do corpo discente do III Curso de Especialização em Ciências Policiais e do I Curso de Especialização em Criminalidade Organizada promovidos no contexto de internaciona- lização do programa de pós-graduação da ANP.


Revista Brasileira de Ciências Policiais 13

Brasília, v. 13, n. 8, p. 13-17 , Mar./2022

ISSN 2178-0013

ISSN Eletrônico 2318-6917

Além de atender tais necessidades acadêmicas, o evento foi aberto ao público, em caráter de extensão, com o que cumpriu com o intuito de difundir temas multidisciplinares e academicamente ins- tigantes, mormente diante dos desafios globais atuais reforçados pela pandemia gerada pela Covid-19. O Seminário Internacional terminou por superar as expectativas de público, com quase 2000 inscritos, entre profissionais e estudantes do Brasil e do exterior, e de crítica, o que também justifica a necessidade de registrar, ainda que parcialmente, as pesquisas apresentadas e debatidas.

Entre os palestrantes do evento, participaram autoridades go- vernamentais, juristas, professores e pesquisadores vinculados ao Cen- tro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas Ratio Legis da UAL, à Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia, à Uni- versidad Alberto Hurtado do Chile, à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), à Universidade de Brasília (UnB), ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Ministério da Justiça e Se- gurança Pública (MJSP) e à PF do Brasil.

Os principais temas abordados no seminário e que serviram de lastro para os artigos desta edição especial foram “ciências policiais aplicadas à criminalidade”; “atividade policial científica como garantia de direitos humanos”; “a inteligência policial e o enfrentamento mo- derno da criminalidade organizada transnacional”; “Criminalidade organizada transnacional como objeto de estudo científico de douto- ramento em direito” e “a teorização da criminalidade organizada”.

A Comissão Editorial da RBCP definiu pela publicação de textos baseados em discussões e trocas de ideias desenvolvidas duran- te o evento, nas suas palestras com debates e nas suas mesas redondas com intervenção, após a revisão por seus autores e autoras, segundo as normas editoriais do periódico.

Representantes da primeira Mesa Redonda do evento, 04 (qua- tro) artigos vinculados à temática “ciências policiais aplicadas à crimi- nalidade” abrem o dossiê temático: “Usando policiamento liderado por inteligência para combater assaltos a bancos no Rio Grande do Norte, Brasil” de autoria de Wellington Clay Porcino Silva, que abor- da a investigação nos casos de tipologia criminal violenta denominada

“Novo cangaço”; “Projeto de Coleta de Amostra de Condenados – in- teração nacional e cumprimento legal em prol da justiça”, de Aline Mi- nervino, que trata dos bancos de perfis genéticos na investigação cri- minal; “A química instrumental e a identificação humana: aplicações e potenciais”, escrito por Marco Antonio de Souza, que estuda as in- formações químicas das impressões digitais latentes e “Criminofísica: uma aplicação ao estudo da operação darknet”, em coautoria de Bruno Requião da Cunha, Luiz Walmocy dos Santos Júnior e Jean Fernando Passold, sobre uma rede criminal em fórum especializado em crimes envolvendo imagens ilícitas de menores na web.

A segunda Conferência e Mesa Redonda do Seminário Inter- nacional, sob o tema “atividade policial científica como garantia de direitos humanos” estão representadas pelos seguintes artigos e au- tores: “Desempenho e legitimidade da polícia: lições aprendidas no mapeamento criminal”, de Patrício Tudela Poblete, que dispõe sobre a insatisfação do cidadão com as polícias ibero-americanas e suas difi- culdades de diagnóstico e prevenção criminal; “Exceção de Romeu e Julieta, Direito Penal e Política Criminal: reflexões atuais sobre uma antiga conversa”. de Elisangela Melo Reghelin, que analisa o conceito de direito penal comparado de vítima vulnerável no Brasil; “Episte- mologia dos direitos humanos: abordagem da ciência policial”, de Jairo Enrique Suárez Alvarez, em que os direitos humanos são apresentados como ética aplicada e núcleo epistemológico de convergência entre ciência, moral e política e “Garantia e defesa dos direitos e liberdades fundamentais: o contributo das ciências policiais”, de Manuel Mon- teiro Guedes Valente, que trata da importância da ciência policial na construção de uma polícia democrática e guardiã de direitos e liberda- des centradas na dignidade da pessoa humana.

Outras 03 (três) pesquisas compõem o eixo temático “a inteli- gência policial e o enfrentamento moderno da criminalidade organizada transnacional”: “Inteligência e Contra-Inteligência no Contraterroris- mo: Utopia, Distopia, Retrotopia”, de Hermínio Joaquim de Matos, que promove uma reflexão do assunto em questão desde a II Guerra Mun- dial até a atualidade com enfoque no papel da inteligência humana; “A Inteligência policial e a cooperação interagências no combate ao crime organizado nas fronteiras”, de Rodrigo Carneiro Gomes, que analisa a problemática da integração dos órgãos de inteligência na faixa de fron-

teira brasileira e “Organização Criminosa Transnacional: respondendo ao risco com Inteligência”, de Felipe Scarpelli de Andrade, que trata do conhecimento de inteligência para assessoramento à tomada de decisão no enfrentamento ao crime organizado transnacional.

Conclui esta edição especial, o artigo de Eliomar da Silva Perei- ra, “A teorização da criminalidade organizada: contributos para uma discussão científica”, em que o autor promove uma discussão sobre ca- tegorias teóricas e paradigmas metodológicos para uma melhor com- preensão do conceito de criminalidade organizada.

Isto posto, a Comissão Editorial da RBCP reitera o compro- misso com o fomento e a seriedade da pesquisa acadêmica e científica para o avanço das sociedades, reitera a relevância da cooperação entre pesquisadores nacionais e estrangeiros e deseja que as reflexões trazidas a partir do Seminário Internacional de Ciências Policiais e Criminali- dade Organizada, ora publicadas, contribuam no desenvolvimento de um referencial doutrinário em bases humanistas no campo das ciências jurídico-policiais.


Marcos Leôncio Sousa Ribeiro Presidente da Comissão Editorial da RBCP Mestre em Administração pela Universidade de

Brasília (UnB)

Delegado de Polícia Federal Coordenador da Escola Superior de Polícia



HOW TO CITE (ABNT BRAZIL):

RIBEIRO, Marcos Leôncio. O Seminário Internacional de Ciências Policiais e Cri- minalidade Organizada. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, v. 13, n. 8, p. 13-17, mar. 2022.


https://doi.org.br/10.31412/rbcp.v13i8.948


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.