Inovação na Polícia Federal: criatividade e liderança para estímulo ao ambiente de inovação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As mudanças econômicas e sociais ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico afetaram as organizações privadas e públicas que precisaram adotar novas estratégias para potencializar o conhecimento e a inovação. A criatividade e inovação organizacionais são partes do mesmo processo, sendo a criatividade responsável pela geração de ideias que conduzem a melhores procedimentos, praticas ou produtos. Para a melhor compreensão do fenômeno da inovação no setor público, este estudo tem por objetivo identificar os construtos do processo de inovação e abordar a influência da liderança no fortalecimento do ambiente de trabalho condutor da inovação na Polícia Federal do Brasil. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva e de abordagem predominantemente qualitativa. Quanto às técnicas de pesquisa, foram empregadas a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, foi possível identificar-se o reconhecimento institucional do papel fundamental da liderança e gerenciamento para a criação e estímulo de ambiente de trabalho voltado para a criatividade e inovação.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Como Citar
Referências
AMABILE, T. M. (1996). Creativity in context: Update to "The Social Psychology of Creativity." Westview Press.
AMABILE, T. M. et al. (2004). Leader behaviors and the work environment for creativity: Perceived leader support. The Leadership Quarterly, v.15, p. 5–32. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2003.12.003
AMABILE, T.M.; PRATT, M. The dynamic componential model of creativity and innovation in organizations: Making progress, making meaning, Research in Organizational Behavior, v. 36, 2016, p. 157-183. DOI:https://doi.org/10.1016/j.riob.2016.10.001.
ANDERSON, N.; POTOČNIK, K.; ZHOU, J. Innovation and Creativity in Organizations: A State-of-the-Science Review, Prospective Commentary, and Guiding Framework. Journal of Management, v. 40, n. 5, Jul. 2014, p. 1297–1333. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206314527128
BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, v. 13, n. 1, p. 1-25, dez. 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843/1556
BRASIL. Polícia Federal. Portaria n. 4453/2014-DG/DPF, de 16 de maio de 2014. Aprova a atualização do Plano Estratégico 2010/2022, o Portfólio Estratégico e o Mapa Estratégico da Polícia Federal, e dá outras providências. Brasília, DF: 2014.
BRASIL. Polícia Federal. Portaria n. 5962-DG/DPF, de 08 de dezembro de 2015. Institui a Política de Gestão do Conhecimento da Polícia Federal. Brasília, DF: 2015.
BRASIL. Polícia Federal. Portaria n. 9.996- DG/PF, de 23 de setembro de 2019. Institui a Política de Inovação da Polícia Federal, estabelece suas finalidades, diretrizes e estratégias, e define as responsabilidades para implementação. Brasília, DF: 2019.
HENNESSEY, B.; AMABILE, T. Creativity. Rev. Psychol. 2010. 61:569–98 DOI: https://doi.org//10.1146/annurev.psych.093008.100416.
ISIDRO-FILHO, A.; GUIMARÃES, T. Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual. INMR - Innovation & Management Review, v. 7, n. 2, p. 127-149, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173. Acesso em: 10 jan. 2019.
KING, N.; ANDERSON, N. Managing innovation and change: a critical guide for organizations. London: Thomson, 2002.
KOEN, P. et al. Providing clarity and a common language to the "fuzzy front end." Research Technology Management, v. 44, n. 2, p. 46-55, 2001.
KREMER, H.; VILLAMOR, I.; AGUINIS, H. Innovation leadership: Best-practice recommendations for promoting employee creativity, voice, and knowledge sharing, Business Horizons, 2019, 62, (1), 65-74. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2018.08.010.
MORALES, P. D.A. Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na Polícia Federal. 2020. 147 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
PARRA‐REQUENA, G. et al. The mediating role of knowledge acquisition on the relationship between external social capital and innovativeness. European Management Review, v. 12, n. 3, p. 149-169, 2015.
PEREIRA de S. C. Memória Organizacional: conceito e práticas em construção. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 37, 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_ADI471.pdf.
SMITH, P.; REINERTSEN, D. Developing products in half the time, New York: Van Nostrand Reinhold, 1991
TIDD, J; BESSANT J; PAVITT K. Gestão da Inovação. 3.ed. Editora Artmed: Porto Alegre, 2008. 600p.
VAGN, A.; CLAUSEN, C.; GISH, L. Three perspectives on managing front end innovation: process, knowledge and translation. International Journal of Innovation Management. 2018 DOI: https://doi.org/10.1142/S1363919618500603.