Uso de Geointeligência como Ferramenta de Investigação, pela Polícia Federal, nos Crimes de Desmatamento

Conteúdo do artigo principal

Bruno Benassuly Maués Pereira

Resumo

O presente trabalho se trata de Estudo de caso sobre o uso de geointeligência em investigações realizadas pela Polícia Federal no combate ao crime de desmatamento, bem como as formas de sua
aplicação na denominada Operação Castanheira. Adotar-se-á a definição de Geointeligência expressamente prevista na legislação norte-americana e adotada pela National Geospatial-Intelligence Agency dos Estados Unidos “[...] exploração e análises de imagens e informação geoespacial para
descrever, avaliar e visualizar as feições físicas e as atividades georreferenciadas no mundo”1. Deste modo, pretende-se descrever como a ferramenta da Geointeligência foi utilizada na operação policial mencionada, explorando assim a forma como esta técnica policial pode ser empregada para elucidar o crime ambiental contra a flora de maneira rápida e econômica.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

Uso de Geointeligência como Ferramenta de Investigação, pela Polícia Federal, nos Crimes de Desmatamento. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 8, n. 1, p. 63–98, 2017. DOI: 10.31412/rbcp.v8i1.493. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/493. Acesso em: 28 ago. 2026.

Referências