A Investigação Criminal no Brasil e o Direito Comparado

Autores

  • Julio Danilo de Souza Ferreira DPF

Palavras-chave:

Investigação Criminal. Sistemas Processuais. Polícia Judiciária. Direito Comparado. Inquérito Policial. Paridade de armas. Ministério Público. Juízo de Instrução.

Resumo

O presente trabalho é uma análise concisa sobre os principais modelos de Investigação Criminal e Sistemas Processuais de persecução criminal predominantes nos países ocidentais. A discussão sobre a separação da atribuição das funções de investigar, acusar e julgar em órgãos distintos, bem como da competência para realização direta das investigações criminais ainda é alvo de debates na esfera jurídica e pautou o estudo deste trabalho. Para tanto, se buscou uma análise do contexto político-legislativo global, para elaboração de um exame crítico da atuação dos diversos órgãos imbuídos na persecução criminal, visando a compreensão de mecanismos fundamentais à realização da justiça penal e garantidores de direitos fundamentais, como os princípios da equidade e paridade de armas. Por fim, não se descuidou, diante do contexto apresentado, da realização de uma reflexão sobre ações que podem contribuir para o aprimoramento e avanço do modelo brasileiro de investigação criminal.

Biografia do Autor

  • Julio Danilo de Souza Ferreira, DPF
    Delegado de Polícia Federal com experiência na área de Repressão ao Tráfico de drogas, já tendo atuado como Chefe do Setor de Investigação de Produtos Químicos, Chefe do Serviço de Apoio Técnico da Coordenação Geral de Repressão a Entorpecentes, atualmente desempenhando a função de Assistente do Diretor de Combate ao Crime Organizado do Departamento de Polícia Federal.

Downloads

Publicado

"08/02/2013"

Edição

Seção

Artigos