Sobre a Revista

Foco e Escopo

Este periódico é dedicado a publicar artigos que promovam a integração das forças policiais e/ou de segurança por meio da capacitação e da cooperação entre seus integrantes; e, ainda, incentivar o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos entre os estudiosos da segurança pública, – entendida em sua acepção ampla, do impacto da aplicação técnica no conjunto da cultura e da sociedade –, e os que efetivamente atuam no combate a criminalidade.

Periodicidade

Periodicidade anual, com publicação no mês de dezembro, em formato impresso.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

De igual maneira, esta revista não cobra qualquer taxa de processamento de artigo (APC) ou para envio das submissões. Sendo assim, todo o acesso ao conteúdo e sua possibilidade de contribuição enquanto autor são livres de encargos.

Aviso de Direitos Autorais

Os conceitos e ideias emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Nos termos da lei que resguarda os direitos autorais, é permitida a reprodução parcial dos artigos da revista, sempre que for citada a fonte.

Patrocínio

A Revista Mercopol é mantida pelos Estados membros e associados do Mercosul, mediante revezamento de responsabilidades pela edição durante a presidência pro tempore de cada país.

Histórico da Revista

A Revista MERCOPOL surgiu em 2007 com a perspectiva de publicar artigos que promovam a integração das forças policiais e/ou de segurança por meio da capacitação e da cooperação entre seus integrantes.

Está aberta a contribuições que visem fortalecer a capacitação de policiais e/ou forças de segurança dos países partes do MERCOSUL e Associados; bem como, a entender os problemas de segurança pública como manifestação da cultura e expressão do estágio atual do processo civilizatório, analisando os aspectos internos da região, que possam caracterizar racional e autonomamente a segurança e detendo-se também no conjunto dos valores sociais que dão sustentação às práticas científicas e tecnológicas, nas quais se põe a questão da responsabilidade ética e social dos agentes de públicos.

Busca, assim, auxiliar na reflexão dos problemas e na proposição de soluções a respeito das várias nuances da segurança pública em âmbito Regional. Os trabalhos publicados abrangem a autoria de profissionais ligados à segurança pública, de professores das mais diversas disciplinas e pesquisadores, em geral, que realizam estudos referentes à temática.

Declaração de Privacidade

Os nomes e contatos informados nesta revista são usados exclusivamente para compreender e aperfeiçoar os serviços prestados por esta publicação.

Arquivamento e Distribuição

A Revista Mercopol tem tiragem anual de até 1000 cópias, as quais são distribuídas aos órgãos e instituições parceiras e demais interessados. Um parte dessas cópias permanecem armazenadas nas bibliotecas dos países que compõem o Mercosul. Também é disponibilizada em formato eletrônico para facilitar o acesso mundial ao seu conteúdo.