Tecnologias Digitais e Metodologia Ativa na formação continuada do policial civil de Santa Catarina

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Janaina Covre Eugênio
https://orcid.org/0000-0001-9337-8528
Natana Lopes Pereira
https://orcid.org/0000-0002-2942-7011
Giovani Mendonça Lunardi
https://orcid.org/0000-0002-3405-9639

Resumo

Com o avanço tecnológico torna-se necessário refletir sobre o ensino policial na sociedade contemporânea, pois o cenário atual requer novas formas de conceber, armazenar e transmitir conhecimento. Diante desse contexto, este artigo investiga a integração de tecnologias e metodologias ativas da aprendizagem na formação continuada do policial civil de Santa Catarina. Nessa senda, este trabalho propõe a implementação de um curso na modalidade EaD para a formação continuada do policial civil, utilizando como estratégia a metodologia ativa PBL. O curso de Polícia Judiciária Eleitoral foi desenvolvido no ambiente virtual (Moodle) do Laboratório de xxx da Universidade Federal de Santa Catarina, campus xxx. O AVEA foi organizado, tendo como base algumas etapas da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Após a execução do curso, os alunos participaram da pesquisa para coleta de dados, com a finalidade de avaliar a plataforma Moodle, a metodologia utilizada e o Curso em si. A análise das respostas coletadas apontou que o curso teve excelente aceitação entre os participantes e que o uso das tecnologias possibilitou a solução de alguns problemas enfrentados no processo de aperfeiçoamento profissional de policias civis de Santa Catarina.

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Como Citar
EUGÊNIO, J. C.; PEREIRA, N. L.; LUNARDI, G. M. Tecnologias Digitais e Metodologia Ativa na formação continuada do policial civil de Santa Catarina . Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 14, n. 12, p. 253–296, 2023. DOI: 10.31412/rbcp.v14i12.1027. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/1027. Acesso em: 29 fev. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Janaina Covre Eugênio, Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil / Professora

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação, Graduada em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia. Possui ampla experiência na área de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua no corpo docente da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina desde 2012, nos Cursos de Formação Inicial e Continuada.

Natana Lopes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil / Doutoranda

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC/UFSC) (2016). Estágio na secretaria integrada de pós-graduação da UFSC (2014-2015). Atuou como supervisora (Ead) de Trabalhos de Conclusão de Curso - Pós TIC SENASP (2015-2017). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ Mídia e Conhecimento (LabMídia). Principais temas de pesquisa: uso de AVEA no processo de mediação de trabalhos acadêmicos; o aprimoramento/desenvolvimentos das competências digitais no ensino superior. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Giovani Mendonça Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil / Professor

Pós-Doutor, Professor Permanente e pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC/Campus Araranguá S.C) na área de concentração de Tecnologia e Inovação vinculado a linha de pesquisa Tecnologias Educacionais. - Avaliador de Cursos do Ensino Superior na área de Tecnologias/EaD INEP/MEC. - Avaliador de Tecnologias Educacionais/MEC. -Coordenador do Observatório de Tecnologias Inclusivas e Inovação Social. - Líder do Grupo de Pesquisa BIOPSYS/CNPq - Bioética Social (UFSC-Campus Araranguá). - Professor Associado da UFSC-CAMPUS ARARANGUÁ nos cursos de graduação do Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia da Computação e Engenharia de Energia. - Coordenador e Professor do curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Turmas 2013-2017). -Pós Doutorado em Filosofia (PPG Filosofia - UNISINOS) junto à Cátedra UNESCO/UNISINOS de Direitos Humanos e ao Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade (2014). - Doutor em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS(2009). - Mestre em Filosofia - Ética e Filosofia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). - Especialização em Filosofia - Ética e Filosofia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) - Pesquisador da UFSC/CNPq e orientador de Mestrado e PIBIC com os projetos "Plataforma Virtual Colaborativa para Gestão da Escolarização e do Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva" e "Conectividade e Direitos Humanos" cadastrado na UFSC/CNPq (2016-2019). - Professor convidado da ASHLAND University (Ohio - USA) (2012). -Professor visitante na Universitá degli Studi di Napoli 'FEDERICO II' - ITÁLIA (2007). -Vinculado aos grupos de pesquisa Mídia e Conhecimento (UFSC-Campus Araranguá) e Ética e Direitos Humanos (UNIR-Rondônia), todos cadastrados no CNPq. - Atuou com membro titular do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Porto Velho/RO, da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade Federal de Santa Catarina (CEP/CONEP/Ministério da Saúde). -Temas prioritários de investigação na interface entre Ciência e Filosofia: Tecnologias da informação e comunicação, Bioética e inteligência Artificial, Tecnologias Educacionais, Tecnologias assistivas, inovação tecnológica, inclusão social e políticas públicas.

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