Uma Avaliação das Armas de Fogo de Porte Individual Empregadas pela Polícia Militar de Santa Catarina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dada a eficácia duvidosa e às várias polêmicas que circundam a reputação da principal fornecedora de armamento bélico para as polícias do Brasil – Forjas Taurus – o estudo em questão busca elementos concretos para análise de um de seus produtos na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A essência do trabalho é abordar a percepção dos policiais militares de Santa Catarina quanto à qualidade das armas de fogo de porte individual empregadas na Corporação. Para alcançar tal objetivo, pretende-se identificar a principal arma de fogo utilizada na PMSC e, por meio de um questionário de análise quantitativa – descritiva (survey), coletar dados sobre a qualidade das armas, sob a luz de quatro quesitos básicos (Confiabilidade, Resistência, Portabilidade e Efetividade), segundo a percepção dos integrantes da PMSC. Através de tal estudo, foi possível chegar à conclusão de que a PT 100 é a principal arma de porte individual adotada na PMSC. O método estatístico adotado foi suficiente para avaliar os quesitos imprescindíveis ao uso da pistola, mostrando resultados de acordo com a realidade, servindo o presente trabalho de fonte para estudo de outras instituições.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Como Citar
Referências
ALÉSSIO, R. A reavaliação anual das habilidades técnicas para o uso de armas de fogo por policiais militares. Monografia (Gestão Estratégica em Segurança Pública) – Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública, Unisul, Florianópolis, p.75. 2010.
GEORG, N. J.; KELNER, L.; SILVINO JR., J. B. Armas de fogo: aspectos técnicos periciais. Revista Jurídica – CCJ, v. 15, n. 30, p. 137-156, ago./dez. 2011.
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate Data Analysis, 7th ed. Prentice Hall, Upper Saddle River, 2010.
MACHADO, R. M. A.; VALVERDE, M. C. S. A gestão de qualidade na aquisição do armamento pela polícia militar de Goiás. Biblioteca Digital de Segurança Pública, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ssp.go.gov.br/pmgo/. Acesso em: 15 abr. 2020.
MALHOTRA, N. K. Marketing research: an applied orientation. New Jersey: Prentice-Hall, 1993.
MELO, A. B.; DOLCI, D. B.; CERQUEIRA, L. S. Escritórios de Gestão de Projetos no Setor Público à Luz do Paradigma da Nova Administração Pública. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, v.4, n.1, p. 05-28, jul. 2019.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Administração Pública: Foco na eternização do modelo administrativo. São Paulo: Atlas, 2014.
PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. Survey Research in Management Information Systems: An Assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75 – 105, 1993.
POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF). Novo laudo da PCDF aponta defeito em armas da Taurus. 4 jan. 2014. Disponível em: http://www.politicadistrital.com.br/2017/01/04/novo-laudo-da-pcdf-aponta-defeito-em-armas-da-taurus/. Acesso em: 15 abr. 2020.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed., Porto Alegre: Penso, 2013.
SOUZA, T. J.; CHAVES JR., W. M. O monopólio do armamento na polícia militar do estado de Goiás. Biblioteca Digital de Segurança Pública, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ssp.go.gov.br/pmgo/. Acesso em: 15 abr. 2020.
TOCCHETTO, D. Balística forense: aspectos técnicos e jurídicos. 3. ed. Campinas: Millennium, 2003.