Utilização dos relatórios automatizados de alertas de desmatamento na melhoria do processo investigativo criminal ambiental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante de um quadro onde há cada vez mais restrições de recursos e aumento do índice de desmatamento ilegal no país, buscou-se nas ferramentas de informática a resposta para a análise de milhares de alertas de desmatamento que são produzidos anualmente na Floresta Amazônica. A automatização pode melhorar a gestão e a produtividade, assim, a criação de um Relatório Automatizado de Desmatamento, a partir de alertas de desmatamento obtidos de imagens Planet/Dove de alta resolução espacial e resolução temporal diária, fornece subsídios para a confecção de Informações Policiais e Laudos Periciais com temporaneidade e robustez. No combate aos crimes de desmatamento ilegal e seus correlatos, apenas aumentar o número de agentes de fiscalização e policiais não é capaz de produzir os resultados almejados, além do alto custo operacional. O uso de metodologias que utilizam ferramentas tecnológicas deveria ser uma das principais políticas a serem implementadas pelas polícias e órgãos gestores ambientais. A aceleração do tempo gasto desde o início do processo investigativo criminal até o julgamento, pode diminuir o sentimento de impunidade relacionado aos crimes ambientais no país.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Como Citar
Referências
ANTUNES, Guilherme Diogo Ferreira. Automatização dos processos de produção e distribuição de pacotes de actualização. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Informática) - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2020.
BABOUR, Amal, & KHAN, Javed. I. Automatic Generation of a Metric Report: A Case Study of Scientometric Analytics. IEEE Access, v. 10, 3923-3934, 2021.
BARRETO, Paulo; ARAÚJO, Elis; BRITO, Brenda. A impunidade de crimes ambientais em áreas protegidas federais na Amazônia. IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, 2009.
BRITO, Brenda; BARRETO, Paulo. A eficácia da aplicação da lei de crimes ambientais pelo Ibama para proteção de florestas no Pará. Revista de Direito Ambiental, v. 43, n. 1, p. 35-65, 2006.
CAMPOS, CAMPOS, Luís Fernando Altenfelder de Arruda. Inteligência Artificial e Instrumentalização Digital no Ensino: A Semiformação na Era da Automatização Computacional. 2018. Tese (Doutorado em Ciências e Letras). UNESP/Araraquara.
CUENCA-FONTBONA, Joan; MATILLA, Kathy; COMPTE-PUJOL, Marc. Transformación digital de los departamentos de relaciones públicas y comunicación de una muestra de empresas españolas. Revista de comunicación, v. 19, n. 1, p. 75-92, 2020.
DA CUNHA, Ada Helena Schiessl; BRAUL, Bruno Giacomassa; GOULART, Elisa Tavares. A inefetividade na cobrança de multas fixadas em ações de proteção ambiental. Novo ciclo econômico? Oportunidades e desafios, p. 87, 2017.
DA SILVA, Raquel Santos Torres. A próxima geração do procurement: Como atingir um crescimento sustentável através da automatização? Dissertação (Mestrado em Economia e Gestão Internacional) - Faculdade de Economia, Universidade do Porto, 2019.
DE AQUINO, André Carlos Busanelli; DE AZEVEDO, Ricardo Rocha; LINO, André Feliciano. Isomorfismo, Tribunais de Contas e a automatização da coleta de dados de municípios. XVI Congresso de Controladoria e Contabilidade, Building Knowledge in Accounting, USP, São Paulo, jul. 27-29, 2016.
FERREIRA, António Casimiro; PEDROSO, João. Os tempos da justiça: ensaio sobre a duração e morosidade processual. Colégio de São Jerónimo, Centro de Estudos Sociais, Oficina nº 99, Coimbra, 1997.
GRANDE, Vinícius Augusto. Desenvolvimento de um sistema para tomada de decisão sobre a automatização de processos de negócio utilizando sistema de inferência fuzzy. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) -Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, 2021.
JIMÉNEZ, Junior Andrés Farfán. La implementación de un sistema automatizado reduce los tiempos de atención en los procesos aplicables a la ventanilla única de turismo en la Municipalidad Provincial del Callao. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Industrial Data, v. 23, n. 2, 2020.
LEI, Yujiao et al. Research of Automatic Generation for Engineering Geological Survey Reports Based on a Four-Dimensional Dynamic Template. ISPRS International Journal of Geo-Information, v. 9, n. 9, p. 496, 2020.
LOVEYMI, Samira; DEZFOULIAN, Mir Hossein; MANSOORIZADEH, Muharram. Automatic generation of structured radiology reports for volumetric computed tomography images using question-Specific deep feature extraction and learning. Journal of Medical Signals and Sensors, v. 11, n. 3, p. 194, 2021.
OLIVEIRA, Ítalo José da Silva. Direito, lógica e inteligência artificial: por quê, como e em que medida automatizar a solução judicial de conflitos no Brasil. Tese (Doutorado em Direito), Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
SOUSA, R. N., & ALMEIDA, G. Abordagem Híbrida na Gestão de Projetos de Tecnologia e Automatização de Processos. Boletim do Gerenciamento, v. 19, n. 19, p. 20-32, 2020.