Impacto da pandemia de Covid-19 nas operações da Polícia Federal do Brasil

Contenido principal del artículo

Bruno Benassuly Maués Pereira
https://orcid.org/0000-0003-3955-0571
José Gracildo de Carvalho Júnior
Rodolfo Gomes do Nascimento
Simone Souza da Costa Silva

Resumen

La pandemia de Covid-19 ha creado desafíos para la seguridad pública, porque incluso en tiempos de crisis la policía no puede detenerse porque es una actividad esencial. La hipótesis del presente estudio fue que esta emergencia internacional de salud pública resultaría en una disminución de las operaciones desencadenadas por la Policía Federal brasileña. Se compararon los resultados operativos previos y posteriores a la pandemia para comprender el impacto de esta crisis en las operaciones de la policía federal en 2020. Se realizó un estudio descriptivo, exploratorio e inferencial con enfoque cuantitativo, con un análisis documental de los datos aportados por la Policía Federal, los cuales se presentan en tablas, gráficos y figuras. Se observó que se mantuvieron mayores números en la mayoría de las áreas de investigación de la Policía Federal, con priorización de operaciones especiales, contra delitos de corrupción y malversación de dinero público. Por lo tanto, contrariamente a la hipótesis, la pandemia de Covid-19 no redujo las operaciones desencadenadas por la Policía Federal brasileña en 2020.

Detalles del artículo

Sección

Artigos

Biografía del autor/a

José Gracildo de Carvalho Júnior, Universidade Federal do Pará

Professor do magistério superior do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA). Graduação (2003), Especialização (2004), Mestrado (2006), em Estatística pela Universidade Federal do Pará. Doutorado (2016), em Engenharia Elétrica na área de concentração sistemas de energia elétrica pela Universidade Federal do Pará. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP/UFPA), Mestrado Profissional em Segurança Pública (Diagnóstico, Conflitos, Criminalidade e Tecnologia da Informação) onde atua na área com os seguintes temas: Diagnósticos e Análises Estatísticas em Segurança Pública; Levantamentos Censitários e Amostrais na Área de Segurança Pública, além disso, desenvolve pesquisas sobre os temas: Crimes Relacionados ao Meio Ambiente; Vitimização Policial; Violência Contra Criança e Adolescentes; Homicídios; Tráfico de Drogas; Violência de Gênero; Violência Doméstica; Tecnologia em Segurança Pública; Sistema Carcerário; Violência Escolar. Possui experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em: Regressão e Correlação; Inferência Estatística; Análise de Séries Temporais e Probabilidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Analise de Regressão e Correlação; Modelos de Regressão com Erro nas Variáveis; Controle Estatístico da Qualidade; Gráfico de Controle de Regressão; Gráfico de Controle de Regressão com Erro nas Variáveis; Séries Temporais Clássicas; Séries Temporais Fuzzy. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG), e ainda, é colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC), ambos da Universidade Federal do Pará. É membro docente dos grupos de pesquisa Lattes/CNPq intitulados: 1. Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública; 2. Métodos Estatísticos Aplicados e 3. Segurança Publica, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania. Coordena um projeto de pesquisa intitulado: Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública, o qual é cadastrado na Universidade Federal do Pará. É membro integrante dos projetos de pesquisa intitulados: 1. Métodos Estatísticos: Aplicações em Segurança Pública e Saúde e 2. Vitimização e Subnotificação no Município de Belém, ambos pertencentes à Universidade Federal do Pará. É membro discente do grupo de pesquisa Lattes/CNPq intitulado: Controle de Sistemas e Automação Inteligente na área de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Pará.

Rodolfo Gomes do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), na linha de pesquisa de idosos em vulnerabilidade, mestre em Doenças Tropicais (UFPA) e especialista em Terapia intensiva e Gerontologia. Atualmente coordena grupos de pesquisas em Fisioterapia Gerontológica na Atenção Básica de Saúde, Fragilidade de idosos ribeirinhos, Condições de Saúde de Policiais Militares e Saúde, qualidade de vida e envelhecimento de Bombeiros Militares. É fisioterapeuta da SESPA com lotação na UREMIA e professor da Universidade da Amazônia e da Universidade Federal do Pará com lotação no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública do IFCH (PPGSP). Tem experiência na área de Fisioterapia na Atenção Primária, Fisioterapia Gerontológica, Fisioterapia em Hebiatria, Fisioterapia Hospitalar e UTI, Fisioterapia do Trabalho, Reeducação Postural Global e Hansenologia.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012). Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Acadêmica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliência familiar.

Cómo citar

Impacto da pandemia de Covid-19 nas operações da Polícia Federal do Brasil. Revista Brasileña de Ciencias Policiales, Brasília, Brasil, 2024. DOI: 10.31412/jrs6d359. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/1053. Acesso em: 26 ago. 2026.

Referencias

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhell. Criminalidade e justiça penal na América Latina. Sociologias, ano 7, nº 13, p. 212-241, 2005.

BRASIL. Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal. Presidência da República, 3 out 1941. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm>. Acesso em: 08 out 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, 5 out 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 9 nov 2021.

BRASIL. Lei nº 7.960, de 21 de dezembro de 1989 - Prisão temporária. Presidência da República, 21 dez 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7960.htm>. Acesso em: 08 out 2021.

BRASIL. Decreto Nº 10.341. Presidência da República, 6 mai 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10341.htm>. Acesso em: 22 nov 2021.

BRASIL. Polícia Federal. Operações Deflagradas pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado - 2008 a 2020, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/pf/pt-br/acesso-a-informacao/estatisticas/diretoria-de-investigacao-e-combate-ao-crime-organizado-dicor/legado_palas_qops_2008_2020.csv/view>. Acesso em: 10 set 2021.

BROOKS, Rosa; LOPEZ, Christy. Policing in a Time of Pandemic: Recommendations for Law Enforcement. Edmond J. Safra Center for Ethics, 2020.

BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio de; TEIXEIRA, Marco Antônio Carvalho. Limites do uso da força policial no Estado de São Paulo. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, ed. especial, p. 783-799, 2019.

BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica. 9. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021: Vitimização Policial no Brasil em tempos de Covid-19. FBSP, p. 52-56, 2021.

GARBI, Fabrízio. Conversão de Investigações Comuns em Operações Policiais Federais. Dissertação (Dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Renato Sérgio de. Segurança pública como simulacro de democracia no Brasil. Estudos Avançados, vol. 33 (96), p. 53-68, 2019.

LIMA, Renato Sérgio de; BUENO, Samira; MINGARDI, Guaracy. Estado, polícias e segurança pública no Brasil. REVISTA DIREITO GV, Vol. 12, º 1, p. 49-85, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed., Petrópolis: Vozes, 2001.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019 - COVID 19. Secretaria de Vigilância em Saúde, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19/view>. Acesso em: 5 nov 2021.

MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA. Portaria Nº 155, de 27 de setembro de 2018 - Aprova o Regimento Interno da Polícia Federal. Imprensa Nacional - Diário Oficial da União - Edição 200, Seção 1, Página 51-56, 17 out 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/45573009/do1-2018-10-17-portaria-n-155-de-27-de-setembro-de-2018-45572868>. Acesso em: 13 out 2021.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; CECCHETTO, Fátima Regina. Insegurança pública: exceção como rotina, excepcionalidade como o normal no Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Vol. 26 (10) p. 4635-4644, 2021.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PROENÇA JR, Domício. Muita politicagem, pouca política - os problemas da polícia são, Estudos Avançados, Vol. 21 (61) p. 159-172, 2007.

OLIVEIRA, Rúben Miguel Lopes. A Pandemia Covid-19 e o seu impacto na atividade policial. Dissertação (Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Policiais), Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Lisboa, 2021.

OPAS. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Organização Pan-Americana da Saúde, 30 jan 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus>. Acesso em: 5 nov 2021.

OPAS. Histórico da pandemia de COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde, 2021. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 05 nov 2021.

PESQUISA indica que PF é instituição mais confiável entre brasileiros. Jornal de Brasília, 27 jan 2020. Disponível em: <https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/pesquisa-indica-que-pf-e-instituicao-mais-confiavel-entre-brasileiros/>. Acesso em: 08 out 2021.

REN, Li-Li. et al. Identification of a novel coronavirus causing severe pneumonia in human: a descriptive study. Chinese Medical Journal, vol. 133 (9), p. 1015-1024, 2020.

SILVA, Élzio Vicente da. Operações Especiais de Polícia Judiciária e ruptura de planos de ataque terrorista, Barueri: Novo Século, 2017.

WALTON, Richard; FALKNER, Sophia. Policing a pandemic: The challenges of maintaining law and order during the Coronavirus response, Policy Exchange, 2020. Disponível em: <https://policyexchange.org.uk/publication/policing-a-pandemic/>. Acesso em: 9 nov 2021.

Artículos más leídos del mismo autor/a