Gestão é para Administrador: uma proposta para a otimização das atividades policiais nas delegacias descentralizadas da Polícia Federal

Autores

  • Itamar Barbosa Pereira DPF

Palavras-chave:

Administrador, gestão, competências, Delegacias descentralizadas, Polícia Federal.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um breve estudo acerca da necessidade de incorporação de um gestor com formação em Administração na estrutura orgânica das Delegacias descentralizadas da Polícia Federal, com o fim de proporcionar uma maior fluidez e profissionalização das ações administrativas e policiais no dia-a-dia da unidade policial. Partiu-se do pressuposto que a realidade das atividades gerenciais de uma Delegacia descentralizada demanda a gestão de um profissional com formação na área, consubstanciada, inclusive, na legislação que rege a atividade profissional do administrador. Para tal será apresentado como referencial o sistema adotado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, denominado Delegacia Legal. Além disso, será feita uma breve revisão da literatura da área de gestão, mais especificamente, da gestão por competências.

Biografia do Autor

  • Itamar Barbosa Pereira, DPF
    Agente de Polícia Federal; Administrador de Empresas; Pós-graduado em Gestão pela Qualidade Total; Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF; Professor Colaborador da UNIR.

Downloads

Publicado

"26/05/2010"

Edição

Seção

Artigos