EDITAL – CHAMADA DE ARTIGOS – DOSSIÊ MAIO-AGO 2023

"16/09/2022"

Revista Brasileira de Ciências Policiais, atualmente na classificação B1 no novo Qualis-Referência da CAPES/MEC (2017-2020), torna público o presente edital de chamada de autores para formação de dossiê temático da edição 12, vol. 14 do periódico científico para o quadrimestre MAIO-AGOSTO de 2023, conforme informações que seguem:

Vol. 14, n. 12, terá como tema “A Atividade de Inteligência Policial enquanto Instrumento de Realização do Direito Fundamental à Segurança Pública”, sob a responsabilidade dos editores convidados:

Professor Mestre Fábio Alceu Mertens, (Academia Nacional de Polícia, Itajaí-SC, Brasil), CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1889131933273189;

Professor Mestre Felipe Scarpelli de Andrade (Academia Nacional de Polícia, Brasília-DF, Brasil), CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6780113389939890; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4892-9081;

Professor Doutor Marco Aurélio Chaves Cepik (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil), CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3923697331385475; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4147-5486.

 

EMENTA:

A atividade de inteligência policial fortaleceu-se, no Brasil e no mundo, a partir do final da década de 90 e início dos anos 2000 como resposta necessária ao fenômeno da criminalidade organizada transnacional. 

Desde então, tanto em apoio aos processos decisórios de alta gestão das Polícias e demais órgãos de segurança pública quanto como suporte nos níveis tático e operacional de policiamento, prevenção, repressão e dissuasão, a atividade vem se desenvolvendo no País, servindo muitas vezes como parâmetro de eficiência nas políticas e ações de enfrentamento ao crime organizado.  

Tal desenvolvimento tem ocorrido não somente no campo empírico-policial como também no acadêmico-científico, sendo crescente a produção doutrinária, bibliográfica e de pesquisa na área temática. 

Por outro lado, a utilização de técnicas e métodos oriundos da inteligência nas atividades policiais e de segurança pública, inclusive com suas consequências judiciais e judicializáveis, permanece sendo um desafio diário tanto para os operadores-policiais quanto para os estudiosos do assunto. Com efeito, trata-se de atividade que, considerando-se as potenciais colisões de direitos e garantias fundamentais envolvidas no seu exercício, requer constantes aportes relacionados aos pressupostos integrantes da definição e consolidação do Estado Democrático de Direito, pilar da sociedade para o qual a inteligência policial deve necessariamente operar, buscando a máxima realização possível do direito fundamental à segurança pública.   

Dentro deste contexto, o presente Dossiê busca reunir artigos e pesquisas que versem sobre: 

  1. atividade de inteligência policial e democracia; 

  1. desafios para ações integradas e coordenadas de inteligência entre instituições; 

  1. o uso legal e legítimo de técnicas e métodos de inteligência em apoio a ações de enfrentamento ao crime organizado e ao terrorismo; 

  1. Teoria das Decisões e Modelos de Pensamento em apoio ao assessoramento do processo decisório; 

  1. inteligência policial e o uso de novas tecnologias; 

  1. cooperação internacional e inteligência policial. 

 

Os prazos para submissão, período de avaliação ad hoc e revisões dos textos, bem como a previsão de publicação seguem abaixo:

Vol. 14 Nº 12

Prazo limite para Submissões [até 15 fev. 2023]

Período de Avaliações e Revisões [set a abr. 2023]

Previsão de Publicação [maio 2023]

Os textos deverão ser submetidos por meio do sistema de Submissões Online, mediante prévio cadastro. As condições para submissão estão disponíveis em https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/about/submissions#onlineSubmissions, destacando-se:

a) a contribuição deve ser original e inédita, ter entre 15 e 30 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas, encontrar-se em idioma português, inglês, espanhol, francês ou italiano; conter título, resumo e palavras-chaves em três idiomas (no idioma do texto, em idioma inglês e em idioma português ou espanhol (na hipótese do texto estar em francês ou italiano); elencar a bibliografia utilizada em lista, ao final, e não estar em avaliação para publicação por outra revista;

b) o arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;

c) a identificação de autoria do texto deve ter sido removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando, assim, a avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review);

d) deve enviar um arquivo suplementar, em separado, com as informações de dados brutos da pesquisa, parecer do comitê de ética em pesquisa, autorizações para uso de imagens, videos, áudio e similares, se for o caso;

e) registrar na página de submissão as informações completas de autoria, e-mail, URL do CV Lattes ou ORCID, qualificação acadêmica, instituição de ensino, profissional e/ou de pesquisa a que se vincula e individualizar a responsabilidade de cada autor na produção (em caso de coautoria);

f) o texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;

g) observar as instruções disponíveis no campo “Assegurando a avaliação cega pelos pares”;

h) preencher na página de autor os metadados da submissão (palavras-chaves, resumo, referências, área de conhecimento, agência de fomento, tipo de pesquisa etc.) nos idiomas utilizados no resumo do artigo.

A violação das regras de submissão ou das diretrizes para autores poderá ocasionar rejeição preliminar do material recebido.

Fica ressaltado que para o segundo quadrimestre de 2023, a submissão de artigos fora da temática acima será recebida normalmente, porém dentro da chamada geral da RBCP, na modalidade de fluxo contínuo.

Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas mediante consulta a publicacesp.anp.dgp@pf.gov.br

 

Veja o Banner da chamada ao clicar aqui

 

SERVIÇO DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES

COORDENAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA

ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA/DGP

POLÍCIA FEDERAL