Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Ciências Policiais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


INSTRUÇÕES A(O)S AUTORE(A)S/COLABORADORE(A)S







Artigos




- Os originais devem ser enviados, exclusivamente, por intermédio do Portal Eletrônico de Periódicos da Academia Nacional de Polícia, mais especificamente, no link de Nova Submissão. Deve estar em formato compatível com o programa Word (formato “.docx”), em até 30 laudas.



- Questões éticas envolvendo pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem atender aos princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975,1983, 1989, 1989, 1996 e 2000) e na Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).



- Todo e qualquer encaminhamento à RBCP deve ser acompanhado por (a) Declaração de Responsabilidade e a (b) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo(a) autor(a) durante o processo de submissão.



- Com o objetivo de dar oportunidade e estimular a produção científicos de novos pesquisadores em ciências policiais, o autor deve aguardar um interstício de 12 (doze) meses entre submissões, exceto em caso de trabalhos em coautoria.



- As submissões encaminhadas à RBCP em fluxo livre obedecerão a ordem cronológica de recebimento e de conclusão de avaliação científica por pares, processo que poderá durar até 12 (doze) meses. Caso não possam ser publicadas nas três edições subsequentes ao mês em que foi recebida, o autor será consultado sobre o interesse de aproveitamento em uma das edições a serem publicadas nos 12 (doze) meses subsequentes.



- As submissões encaminhadas à RBCP em obediência a edital com dossiê temático, caso aprovadas mas não publicadas na edição a que concorreram, terão prioridade para publicação na edição subsequente, em fluxo livre, se conveniente à Comissão Editorial e ao autor, ou serão devolvidas ao autor.



- Solicita-se que seja encaminhado, juntamente com o artigo, um arquivo suplementar, que contenha o(s) nome(s) do(s) autor(es) por extenso, instituição a que está(ão) afiliado(s), contatos (e-mails e telefones), ORCID ou CV Lattes, e até 4 linhas de informações profissionais, sobre cada autor. Tais informações, antes da eventual publicação, serão de conhecimento tão somente do Editor, assegurando a avaliação duplo-cega por pares.



- O responsável pelo envio do artigo deverá remover das propriedades do programa Word (formato “.docx”) todas e quaisquer identificações de autoria (para saber como, consulte o suporte Microsoft: Office 11 ou Office 365).



- O texto deve estar digitado em fonte tamanho 12, tipo Times New Roman, com espaçamento de 1,5 cm entre linhas, em laudas de até trinta linhas por cerca de setenta caracteres, com margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2,0 cm.



- Pede-se que o autor destaque termos ou expressões estrangeiras no texto por meio de itálico. Citações, transcrições ou epígrafes em língua estrangeira devem vir entre aspas.



- Figuras, gravuras, ilustrações e desenhos em geral devem ser apresentados em páginas separadas. Imagens devem ser escaneadas em tons de cinza, com resolução mínima de 300 dpi. Caso a imagem possua direitos autorais, deverá ser requerida a autorização por escrito do detentor do direito e mencionada a fonte.



- Todas as imagens devem vir acompanhadas de legendas, com a devida numeração.



- O título do artigo deve estar apenas com a primeira letra em Maiúscula, traduzido em três idiomas dentre os aceitos, entre eles a versão em português e em inglês, ser objetivo, sucinto e representativo do conteúdo do artigo. Recomenda-se evitar títulos longos (com mais de duas linhas).



- Os artigos devem vir acompanhados de resumo em português, abstract em inglês e resumen em espanhol (ou no idioma de origem do texto), de 100 até 250 palavras.



- O artigo deve conter 5 (cinco) palavras-chave no idioma do texto, com versões em português, em inglês ( keywords ) e espanhol ( palabras clave). As palavras-chaves devem estar separadas por ponto e vírgula (;) , finalizadas por ponto (.) e grafadas com iniciais em letras minúsculas, conforme ABNT NBR6028:2021.



- As notas de rodapé, cuja utilização deve ser restrita a esclarecimentos ou comentários complementares ao texto do artigo e NÃO A CITAÇÃO DE REFERÊNCIAS, devem ser digitadas ao final da página em que elas constem, utilizando-se os recursos para criação automática de notas de texto dos programas de edição.



- As citações (diretas e indiretas) deverão estar em conformidade à ABNT NBR 10520:2002 e o sistema de chamada a ser adotado deverá ser o Sistema Autor-Data.



- Restringir o uso de citações diretas para hipóteses em que seja imprescindível destacar a ideia específica do autor citado. Caso ultrapassem 3 linhas, devem vir destacadas em parágrafo próprio e não conter aspas.



- Referências a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página).



“(AUTOR, data, página)” para citações: A inferência nestes exemplos satisfaria a concepção de Williams de “fundamentos deliberativos” (WILLIAMS, 1981, p. 104);



“Autor, data” para referência ao autor: A inferência nestes exemplos satisfaria a exigência solicitada por Williams, 1981;



“Autor, data” para referência ao livro: A inferência nestes exemplos satisfaria a exigência solicitada em Williams, 1981;



“Autor (data, página)” para referência à página: A inferência nestes exemplos satisfaria a exigência solicitada por Williams (1981, p. 104).







- As referências deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação. Devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. O título deve ser transcrito como aparece no documento, não deve acrescentar aspas. Deve seguir o prescrito na ABNT NBR 6023:2018 (Seção 7 - Modelos de referências e Seção 8 - Transcrição dos elementos).







- Não devem ser abreviados títulos de periódicos, livros, nomes de editoras e de cidades; em caso de referências simples, colocar o título e somente esse em itálico (o subtítulo escreve como aparece na publicação). Em caso de acesso digital incluir as expressões Disponível em: (colocar o endereço eletrônico) e, em seguida, Acesso em: (data de visualização do documento). Use o sistema conforme segue: 



Livro: SOBRENOME do autor, nome do autor. Título do Livro. Cidade: Editora, ano da edição.



Livro, tradução: SOBRENOME do autor, nome do autor. Título Traduzido do Livro. Traduzido por Nome. Cidade: Editora, ano da edição.



Capítulo: SOBRENOME do autor, nome do autor. Título. In Título do Livro. Cidade: Editora, ano da edição.



Artigo em Coletânea: SOBRENOME do autor, nome do autor. Título. Título do Livro, ed. por Nome e Sobrenome do autor. Cidade: Editora, ano da edição.



Artigo em Revistas: SOBRENOME do autor, nome do autor. Título do Artigo. In Nome da Revista. Número: página de início e fim do artigo, Data.



Exemplos:



BLACKBURN, Simon. Ruling Passions: A Theory of Practical Reasoning. Oxford: Clarendon Press, 1998.



FONTES JUNIOR, João B. A. Liberdades Fundamentais e Segurança Pública. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Lumes Júris, 2006.



HUME, David. [1740]. Tratado da Natureza Humana. São Paulo: UNESP, 2001.



LÉVI-STRAUSS, Claude. “A crise moderna da antropologia”. Revista de Antropologia, vol. 10 (1-2): 19-26, 1962.



SCHLUCHTER, Wolfgang. “Politeísmo dos Valores”. In: Souza, J. (org.) A Atualidade de Max Weber. Brasília: EdUnB, 2000, p. 13-48.



LIMÓN, Raúl. Pfizer afirma que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%. El país, 09 nov. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-11-09/pfizer-afirma-que-sua-vacina-contra-o-coronavirus-tem-uma-eficacia-de-90.html. Acesso em: 18 nov. 2020.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O artigo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  4. O texto está em espaçamento de 1,5 cm entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares foram seguidas.
  7. A identificação de autoria do texto foi removida do arquivo com o artigo e da opção Propriedades, no MS Word, assegurando, assim, a avaliação cega por pares.
  8. Aguardou o prazo de 12 (doze) meses para submeter nova produção científica, exceto quando convidado pela Comissão Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou pesquisas específicas.
  9. Informou o ORCID ou CV Lattes de cada um dos autores, inclusive no arquivo suplementar, assim como e-mail, afiliação acadêmica, cidade/Estado e país de origem.
  10. Encaminhou, juntamente com o artigo: (a) Declaração de Responsabilidade e o (b) Termo de Transferência de Direitos Autorais
 

Declaração de Direito Autoral

MJSP – POLÍCIA FEDERAL

DGP – ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA

COORDENAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS POLICIAIS
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS POLICIAIS

 



Termo de Transferência de Direitos Autorais

 



Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas:

 

Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;

Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(s) autor (es);

Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RBCP;

Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a primeira publicação pela RBCP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, em momento anterior, sem prévia autorização dessa Revista, exceto nos repositórios digitais certificados de pré-print e pós-print, indicados neste sítio. e de acordo com a licença creative commons atribuída.

Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RBCP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

Direitos autorais Revista Brasileira de Ciências Policiais 

 

Política de Privacidade

Os nomes e contatos informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


e-ISSN: 2318-6917 || p-ISSN: 2178-0013 || ISSN-L: 2178-0013

                                                                                                          ANP Editora     OAI PMH Metadata (Open Archives)