Laboratório de cena de crime simulada da UERJ e seu papel na Educação de Jovens e Adultos

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Letícia da Franca de Jesus
Júlia da Silva Cordeiro
Erika Carmo de Paula
Erika Carmo de Paula
Maria Paula Lima Andrade Durão
Ludmila Alem
Dayse Aparecida da Silva

Resumo

A crescente popularização das Ciências Forenses entre jovens impulsiona o desenvolvimento de metodologias de ensino que explorem atividades práticas em laboratório, facilitando o aprendizado de conteúdos específicos. Um laboratório de cena de crime 
simulada propicia uma abordagem lúdica e didática para o estudo de temáticas relacionadas às aplicações forenses. A presente pesquisa desenvolveu cenas de crime simuladas em um espaço dedicado que integra a estrutura organizacional do Laboratório de Ciência e Tecnologia Forense (LabCT-Forense), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de genética, bioquímica e anatomia. Foram desenvolvidas situações fictícias de casos criminais a partir de pesquisas bibliográficas e divulgação em mídia. Essas situações foram descritas em roteiros, com base nos quais foram adquiridos os materiais para a montagem das cenas simuladas. A estrutura já atendeu disciplinas de pós-graduação e fundamenta trabalhos de conclusão de curso, promovendo discussões sobre ciências forenses e colaboração multidisciplinar entre a comunidade acadêmica.

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Como Citar
Laboratório de cena de crime simulada da UERJ e seu papel na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 15, n. 2, p. 121–130, 2025. DOI: 10.31412/1z2rbr70. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/4686.. Acesso em: 16 maio. 2025.
Seção
Dossiê

Como Citar

Laboratório de cena de crime simulada da UERJ e seu papel na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 15, n. 2, p. 121–130, 2025. DOI: 10.31412/1z2rbr70. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/4686.. Acesso em: 16 maio. 2025.

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