Detecção do uso de documentos de identidade fraudulentos no crime organizado
Palavras-chave:
documento fraudulentos, detecção, adulteração, falsificaçãoResumo
A utilização de documentos fraudulentos por membros de quadrilhas criminosas e a importância de sua detecção é um problema atual, por isso espera-se que este material constitua uma contribuição para a investigação e sirva como guia prático para aqueles que estão envolvidos no controle e investigação deste tipo de actos puníveis. Atualmente os membros de quadrilhas criminosas buscam se expandir para cometer atos puníveis em locais onde não são facilmente identificados e reconhecidos e recrutar novos membros, razão pela qual um de seus primeiros passos é adquirir documentação fraudulenta para circular e tentar burlar os controles policiais. Com uma análise adequada das características de segurança dos documentos de identidade, do seu funcionamento, da adequada troca de informações sobre a identidade das pessoas entre países e do mecanismo utilizado pelos falsificadores, é possível detectar e identificar corretamente o titular do documento. documento.
Referências
Barbera Francisco, Vicente Juan Policía Científica, 1998 Volumen II, 3era Edición, Editorial Tirant Lo Blanch
Del Picchia (h.), J. (2006) Tratado de Documentoscopía. Argentina, ediciones La Rocca.
Guzman Carlos, 2005 El peritaje caligráfico, Buenos Aires ediciones La Rocca.
Ilustración de documentos de identidad estudiados en la División Documentologia del Dpto. de Criminalística de la Policía Nacional del Paraguay
Materiales Ilustrativos del Departamento de Identificaciones de la Policía Nacional del Paraguay
Silveira Jorge 2005, Peritajes Scopometricos, Buenos Aires, ediciones La Rocca
Velazquez L. 2004 Falsedad Documental y Laboratorio Forense. Argentina, ediciones La Rocca
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista MERCOPOL, capacitação e Cooperação Policial para o MERCOSUL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os conceitos e ideias emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Nos termos da lei que resguarda os direitos autorais, é permitida a reprodução parcial dos artigos da revista, sempre que for citada a fonte.