Concluído o processo de indexação da RBCP no Scopus

A Revista Brasileira de Ciências Policiais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Polícia, da Academia Nacional de Polícia (ANP/PF), após ser aceita na base de dados de indexação internacional da Elsevier, o Scopus, no início do ano, teve finalmente o processo de indexação concluído no mês de novembro de 2022.

O Scopus  é uma das mais relevantes base de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares do mundo, abrangendo revistas científicas, livros e anais de congressos. Prioriza "qualidade e abrangência de dados superiores, análises sofisticadas e tecnologia avançada em uma única solução, pronta para combater as publicações predatórias, otimizar o poder das análises e os fluxos de trabalho dos pesquisadores e permitir que melhores decisões sejam tomadas".

O pedido de indexação foi feito ainda em 2021, após mais de 10 anos de criação do periódico e de alterações substanciais promovidas, em especial a partir de 2020, inclusive de seu projeto gráfico, equipe editorial, conselho editorial, normatização interna, sempre com o objetivo de aumentar a organização e a qualidade do conteúdo que disponibiliza, além de atender as mais rígidas exigências nacionais e internacionais para publicação de pesquisas acadêmicas e científicas.

A indexação da RBCP no Scopus é o reconhecimento internacional dos esforços empreendidos ao longo dos últimos anos em direção ao desenvolvimento acadêmico superior e de alta qualidade, em especial nos temas das Ciências Policiais, Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal. A RBCP encontra-se agora ao lado dos melhores periódicos nacionais e estrangeiros, o que se espera também possa impactar positivamente nas futuras avaliações da CAPES.

Além do Scopus, nos últimos anos a RBCP foi sistematicamente indexada em mais de 40 bases de dados e bibliotecas nacionais e internacionais, processo que aumenta a visibilidade das pesquisas publicadas, permite o cálculo de indicadores bibliométricos, como o Fator de Impacto e o índice H da revista, os quais servem, dentre outros aspectos, para avaliador os pesquisadores e as publicações.

Página da RBCP no Scopus: https://www2.scopus.com/sourceid/21101082209

Mais sobre o Scopushttps://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus