Deposição de metal a vácuo primeiro laudo papiloscópico do Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A técnica de Deposição de Metal a Vácuo (VMD) começou a ser utilizada nos laboratórios brasileiros de papiloscopia forense no ano de 2023 pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e pela Superintendência de Polícia Federal de Minas Gerais. Essa técnica consiste na utilização de uma câmara de alto vácuo com tecnologia para evaporação térmica de metais, que se depositam na forma de filmes metálicos finos capazes de revelar vestígios de impressão papiloscópica (VIPs) na superfície dos objetos periciados. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com a vaporização de ouro e zinco em uma caixa de papelão preta, o que deu origem ao primeiro laudo papiloscópico do Brasil a empregar essa técnica, e tem o objetivo de demonstrar a eficácia da VMD na revelação de VIPs em substratos porosos.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Como Citar
Referências
BANDEY, Helen et al. Home Office Fingermark Visualisation. Manual. London : [s.n.], 2014.
BANDEY, Helen et al. Home Office Fingermark Visualisation. Manual. 2.ed. London: [s.n.], 2022.
SUZUKI, Shinichi; SUZUKI, Yasuhiro; OHTA, Hikoto. Detection of latent fingerprints on newly developed substances using the vacuum metal
deposition method. Journal of Forensic Identification, v. 52, n. (5), p. 573, 2002.
WEST Technology Forensics, Manual do usuário VMD 1260, v.3. Reino Unido, 2023.
WEST Tech nology Forensics, VMD Forense: Guia de Aplicação. Reino Unido, 2023.