EDITAL – CHAMADA DE ARTIGOS – DOSSIÊ SET-DEZ 2022
A Revista Brasileira de Ciências Policiais, atualmente na classificação B1 no novo Qualis-Referência da CAPES/MEC (2017-2020), torna público o presente edital de chamada de autores para formação de dossiê temático da edição 10, vol. 13 do periódico científico para o quadrimestre SETEMBRO-DEZEMBRO de 2022, conforme informações que seguem:
O Vol. 13, n. 10, terá como tema “Psicologia de Polícia”, sob a responsabilidade da editora de seção:
Professora Doutora Lúcia G. Pais, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (Lisboa, Portugal) e Instituto Universitário Egas Moniz (Lisboa, Portugal), https://orcid.org/0000-0002-6001-5189
EMENTA:
No mundo contemporâneo, caracterizado pelo risco e pela incerteza, os problemas que se apresentam às organizações policiais e aos polícias conhecem crescente complexidade, exigindo maior e mais qualificado investimento no fator humano. Diferentes saberes científicos têm participado na modernização da atividade policial e contribuído para a definição de boas práticas.
O conhecimento advindo da psicologia e a intervenção do psicólogo nas organizações policiais são internacionalmente reconhecidos como cruciais para a melhoria da prestação do serviço policial, nomeadamente, através do investimento na qualidade das condições de trabalho e no apoio aos profissionais de polícia.
O permanente desenvolvimento de novas tecnologias e sua aplicação aos problemas policiais obrigam também a uma crescente sofisticação dos profissionais de polícia na utilização de competências de tomada de decisão, perceção e gestão do risco, comunicação, liderança, investigação.
Selecionar os mais competentes, bem como projetar e desenhar formação e treino para os polícias que estarão em funções em meados do século XXI, implica que os gestores e líderes policiais acolham os conhecimentos advindos da área da psicologia.
É com este enquadramento que iremos acolher as contribuições dos autores que se interessem e pesquisem no âmbito da Psicologia de Polícia (considerada uma especialidade para a American Psychological Association desde 2013), enquanto área de aplicação de princípios e métodos da ciência psicológica às organizações policiais e seus profissionais, enquanto elementos essenciais e ativos das comunidades.
Os tópicos passíveis de abordagem no dossiê são:
-A relação entre a psicologia e a atividade policial;
-História da psicologia de polícia;
-O psicólogo nas organizações policiais:
Seleção, formação e treino policial
Avaliação da aptidão para o serviço
Intervenção psicológica em incidentes críticos e gestão de stress
Consequências do trabalho policial sobre os polícias
Perceção e gestão de risco
Tomada de decisão
Liderança
- O psicólogo na investigação criminal:
A técnica dos perfis criminais
A psicologia investigativa
- Temas atuais da psicologia de polícia:
Novas tecnologias aplicadas ao trabalho policial
Inteligência artificial aplicada aos problemas policiais
Cidades inteligentes e desenho de segurança
Os prazos para submissão, período de avaliação ad hoc e revisões dos textos, bem como a previsão de publicação seguem abaixo:
Vol. 13 Nº 10 Prazo limite para Submissões [17 jul. 2022]
Período de Avaliações e Revisões [abr. a ago. 2022]
Previsão de Publicação [set. 2022]
Os textos deverão ser submetidos por meio do sistema de Submissões Online, mediante prévio cadastro. As condições para submissão estão disponíveis em https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/about/submissions#onlineSubmissions, destacando-se:
a) a contribuição deve ser original e inédita, ter entre 15 e 30 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas, encontrar-se em idioma português, inglês, espanhol, francês ou italiano; conter título, resumo e palavras-chaves em três idiomas (no idioma do texto, em idioma inglês e em idioma português ou espanhol (na hipótese do texto estar em francês ou italiano); elencar a bibliografia utilizada em lista, ao final, e não estar em avaliação para publicação por outra revista;
b) o arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
c) a identificação de autoria do texto deve ter sido removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando, assim, a avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review);
d) deve enviar um arquivo suplementar, em separado, com as informações de dados brutos da pesquisa, parecer do comitê de ética em pesquisa, autorizações para uso de imagens, videos, áudio e similares, se for o caso;
e) registrar na página de submissão as informações completas de autoria, e-mail, URL do CV Lattes ou ORCID, qualificação acadêmica, instituição de ensino, profissional e/ou de pesquisa a que se vincula e individualizar a responsabilidade de cada autor na produção (em caso de coautoria);
f) o texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;
g) observar as instruções disponíveis no campo “Assegurando a avaliação cega pelos pares”;
h) preencher na página de autor os metadados da submissão (palavras-chaves, resumo, referências, área de conhecimento, agência de fomento, tipo de pesquisa etc.) nos idiomas utilizados no resumo do artigo.
A violação das regras de submissão ou das diretrizes para autores poderá ocasionar rejeição preliminar do material recebido.
Fica ressaltado que para o terceiro quadrimestre de 2022, a submissão de artigos fora da temática acima será recebida normalmente, porém dentro da chamada geral da RBCP, na modalidade de fluxo contínuo.
Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas mediante consulta a publicacesp.anp.dgp@pf.gov.br
Veja o Banner da chamada clicando aqui
SERVIÇO DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES
COORDENAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA
ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA/DGP
POLÍCIA FEDERAL