EDITAL – CHAMADA DE ARTIGOS – DOSSIÊ SET-DEZ 2022

"22/03/2022"

Revista Brasileira de Ciências Policiais, atualmente na classificação B1 no novo Qualis-Referência da CAPES/MEC (2017-2020), torna público o presente edital de chamada de autores para formação de dossiê temático da edição 10, vol. 13 do periódico científico para o quadrimestre SETEMBRO-DEZEMBRO de 2022, conforme informações que seguem:

Vol. 13, n. 10, terá como tema “Psicologia de Polícia”, sob a responsabilidade da editora de seção:

Professora Doutora Lúcia G. Pais,  do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (Lisboa, Portugal) e  Instituto Universitário Egas Moniz (Lisboa, Portugal),  https://orcid.org/0000-0002-6001-5189

 

 


EMENTA:

No mundo contemporâneo, caracterizado pelo risco e pela incerteza, os problemas que se apresentam às organizações policiais e aos polícias conhecem crescente complexidade, exigindo maior e mais qualificado investimento no fator humano. Diferentes saberes científicos têm participado na modernização da atividade policial e contribuído para a definição de boas práticas.

O conhecimento advindo da psicologia e a intervenção do psicólogo nas organizações policiais são internacionalmente reconhecidos como cruciais para a melhoria da prestação do serviço policial, nomeadamente, através do investimento na qualidade das condições de trabalho e no apoio aos profissionais de polícia.

O permanente desenvolvimento de novas tecnologias e sua aplicação aos problemas policiais obrigam também a uma crescente sofisticação dos profissionais de polícia na utilização de competências de tomada de decisão, perceção e gestão do risco, comunicação, liderança, investigação.

Selecionar os mais competentes, bem como projetar e desenhar formação e treino para os polícias que estarão em funções em meados do século XXI, implica que os gestores e líderes policiais acolham os conhecimentos advindos da área da psicologia.

É com este enquadramento que iremos acolher as contribuições dos autores que se interessem e pesquisem no âmbito da Psicologia de Polícia (considerada uma especialidade para a American Psychological Association desde 2013), enquanto área de aplicação de princípios e métodos da ciência psicológica às organizações policiais e seus profissionais, enquanto elementos essenciais e ativos das comunidades.

Os tópicos passíveis de abordagem no dossiê são:

-A relação entre a psicologia e a atividade policial;

-História da psicologia de polícia;

-O psicólogo nas organizações policiais:

Seleção, formação e treino policial

Avaliação da aptidão para o serviço

Intervenção psicológica em incidentes críticos e gestão de stress

Consequências do trabalho policial sobre os polícias

Perceção e gestão de risco

Tomada de decisão

Liderança

- O psicólogo na investigação criminal:

A técnica dos perfis criminais 

A psicologia investigativa

- Temas atuais da psicologia de polícia:

Novas tecnologias aplicadas ao trabalho policial

Inteligência artificial aplicada aos problemas policiais

Cidades inteligentes e desenho de segurança

Os prazos para submissão, período de avaliação ad hoc e revisões dos textos, bem como a previsão de publicação seguem abaixo:


Vol. 13 Nº 10 Prazo limite para Submissões [17 jul. 2022] 

Período de Avaliações e Revisões [abr. a ago. 2022]

Previsão de Publicação [set. 2022]

Os textos deverão ser submetidos por meio do sistema de Submissões Online, mediante prévio cadastro. As condições para submissão estão disponíveis em https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/about/submissions#onlineSubmissions, destacando-se:

a) a contribuição deve ser original e inédita, ter entre 15 e 30 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas, encontrar-se em idioma português, inglês, espanhol, francês ou italiano; conter título, resumo e palavras-chaves em três idiomas (no idioma do texto, em idioma inglês e em idioma português ou espanhol (na hipótese do texto estar em francês ou italiano); elencar a bibliografia utilizada em lista, ao final, e não estar em avaliação para publicação por outra revista;

b) o arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;

c) a identificação de autoria do texto deve ter sido removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando, assim, a avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review);

d) deve enviar um arquivo suplementar, em separado, com as informações de dados brutos da pesquisa, parecer do comitê de ética em pesquisa, autorizações para uso de imagens, videos, áudio e similares, se for o caso;

e) registrar na página de submissão as informações completas de autoria, e-mail, URL do CV Lattes ou ORCID, qualificação acadêmica, instituição de ensino, profissional e/ou de pesquisa a que se vincula e individualizar a responsabilidade de cada autor na produção (em caso de coautoria);

f) o texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;

g) observar as instruções disponíveis no campo “Assegurando a avaliação cega pelos pares”;

h) preencher na página de autor os metadados da submissão (palavras-chaves, resumo, referências, área de conhecimento, agência de fomento, tipo de pesquisa etc.) nos idiomas utilizados no resumo do artigo.

A violação das regras de submissão ou das diretrizes para autores poderá ocasionar rejeição preliminar do material recebido.
Fica ressaltado que para o terceiro quadrimestre de 2022, a submissão de artigos fora da temática acima será recebida normalmente, porém dentro da chamada geral da RBCP, na modalidade de fluxo contínuo.
Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas mediante consulta a publicacesp.anp.dgp@pf.gov.br

Veja o Banner da chamada clicando aqui

SERVIÇO DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES

COORDENAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE POLÍCIA

ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA/DGP

POLÍCIA FEDERAL