Análise de Riscos com Ênfase na Segurança Portuária: o processo de avaliação de riscos da CONPORTOS e ISPS Code
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo teve por objetivo geral estabelecer diretrizes de uma metodologia de análise de riscos com ênfase em instalações portuárias. A padronização de procedimentos a serem realizados nos portos brasileiros em cumprimento ao previsto no ISPS Code e nas Resoluções da CONPORTOS é elemento fundamental para a consolidação do Plano de Segurança Portuária. Dessa forma, a iniciativa deste trabalho vem no sentido de formalizar um processo de análise de riscos com vistas a possibilitar a sua sedimentação entre os entes envolvidos nesse processo: trata-se da Análise de Riscos com Ênfase em Segurança Portuária (ARESP).
Downloads
Detalhes do artigo
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 31000/2009. Gestão de Riscos – Princípios e diretrizes, ABNT, 2009.
_______ NBR ISO/IEC 31010/2012. Gestão de Riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos, ABNT, 2012.
ANDRADE, Felipe Scarpelli. Análise de Riscos e a Atividade de Inteligência. Revista Brasileira de Ciências policiais. 2017. Disponível em: < https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/462/311> Acesso em 13 de julho de 2018.
ANDRADE, F.S., ROCKEMBACH, S. J. Metodologia ARSO: Análise de Riscos em Segurança Orgânica. Revista Mercopol. Edición Paraguay. Año XI, nº11. ISSN 2236-9236. 2018.
AVEN, Terje. Foundations of Risk Analysis. Wiley, 2012.
BADREDDINE, A., Amor, N.B.: A Bayesian approach to constructo bow tie diagrams for risk evaluation. Process Safety and Environmental Protection 91(3), 159-171 (2013).
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2011.
BERG, Heinz-Peter. Risk Management: Procedures, Methods and Experiences. RT&A, 2, 2010.
BOHOLM, M. (2012). The semantic distinction between “risk” and “danger”: A linguistic analysis. Risk Analysis, 32(2), 281–293.
BRODER, James F. and TUCKER, Eugene. Risk Analysis and the Security Survey. Elsevier, 2012.
International Ship Suppliers & Services Association. International Ship And Port Facility Security Code. ISPS Code guidelines for Ship Suppliers. 2016.
JORE, S.H. The risk and value nexus in security risk management. Safety and Reliability – Theory and Applications – epin & Briš (Eds). 2017.
LANDOLL, Douglas J. The Security Risk Assessment Handbook. Auerbach Publications, New York, 2006.