A efetividade da entrevista investigativa na confecção do retrato falado utilizando o Modelo Peace relato de caso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A criação de retratos falados é uma das ferramentas que auxilia substancialmente as investigações policiais. O presente estudo aborda como os profissionais em papiloscopia do Estado de Goiás usam entrevistas investigativas no PEACE (P- Planejamento e preparação (Preparation and Planning), E- Engajar e explicar o processo de entrevista (Engage and Explain), A- Obtenção do relato (Account), C- Fechamento da entrevista (Closure), E- Avaliação da entrevista (Evaluate). Os resultados mostraram a importância do processo de entrevista para obtenção de informações mais precisas e para facilitar que a vítima possa falar sobre o suspeito com mais detalhes. A abordagem PEACE, baseada em princípios psicológicos e de comunicação, demonstrou ser eficaz para reduzir a ansiedade da vítima, ajudando-a a lembrar de detalhes importantes, diminuindo a revitimização. Além disso, o estudo demonstrou que usar corretamente os métodos e seguir as fases do processo de entrevista pode melhorar a qualidade e quantidade de informações coletadas durante a confecção dos retratos falados. Sugere-se, que, para melhorar suas habilidades na criação de retratos falados, os profissionais envolvidos devem receber treinamentos periódicos.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periódico tem direito de exclusividade sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital, deste texto acadêmico, o que não afeta os direitos autorais do(s) responsável(eis) pela pesquisa.
A reprodução (integral ou parcial), do material publicado depende da expressa menção a este periódico como origem, mediante citação do volume, número da edição e do link DOI para referência cruzada. Para fins de direitos, deve ser consignada a fonte de publicação original.
A utilização dos resultados aqui publicados em outros veículos de divulgação científica, ainda que pelos autores, depende de expressa indicação deste periódico como meio de publicação original, sob pena de caracterizar situação de auto-plágio.
____________________________________________
Informações adicionais e declarações de autoria
(integridade científica)
Declaração de conflito de interesse: A autoria confirma não haver conflitos de interesse na condução desta pesquisa e escrita deste artigo.
Declaração de autoria: Todos e apenas os pesquisadores que atendem os requisitos de autoria deste artigo são listados como autores; todos os coautores são integralmente responsáveis por este trabalho em sua inteireza.
Declaração de originalidade: A autoria assegura que o texto aqui publicado não foi previamente divulgado em qualquer outro local e que a futura republicação apenas será feita com expressa referência ao local original de publicação; também atesta que não há plágio de material de terceiros ou autoplágio.
____________________________________________
Arquivamento e distribuição
É permitido o arquivamento do PDF final publicado, sem restrições, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou página pessoal, a exemplo do Academia.edu e ResearchGate.
Como Citar
Referências
CECCONELLO, W., STEIN, L.M. Manual de entrevista investigativa para polícia judiciária (1ª ed.). Alta Performance, 2023.
CECCONELLO, William W.; MILNE, Rebecca; STEIN, Lilian M. Oitivas e interrogatórios baseados em evidências: considerações sobre entrevista investigativa aplicado na investigação criminal. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, vol. 8, n. 1, p. 489-510, jan./abr. 2022.
CIÊNCIAS POLICIAIS EM REVISTA / ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA – ACADEPOL Florianópolis/SC, v. 3, 2023.
CONVENTION AGAINST TORTURE INITIATIVE. Investigative Interviewing for Criminal Cases. Recuperado de: https:// cti2024.org/content/docs/CTI-Training_Tool_1-Final.pdf. 2017.
MIRANDA, V.D.C; CAMPOS, C.E.M.D.S; ANDRADE, C.M.DE.A; MELO, D.A. caderno didático- polícia federal. Representação Facial Humana – RFH, 2017.
RUI, M.P., ALBUQUERQUE, P. B., Bull R. A. Entrevista Cognitiva Melhorada: Pressupostos teóricos, investigação e aplicação . Revista Psicologia, Associação Portuguesa de Psicologia, Vol. 28, 2014.
TAYLOR, K. T., Forensic Art and Illustration, CRC Press, 2001.