DETECÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DE CONLUIO EM LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS

Conteúdo do artigo principal

Regis Signor
Acir Oliveira Jr.
Alan Oliveira Lopes
Alexanders Tadeu das Neves Belarmino
Alexandre Bacellar Raupp
João José de Castro Baptista Vallim
Pedro de Sousa Oliveira Jr.

Resumo

Apesar do alto potencial lesivo à sociedade, crimes associados a fraudes em licitações públicas ocorrem no mundo inteiro. No Brasil, a Operação Lava Jato expôs um esquema colusivo em que dezesseis grandes construtoras se uniram para fraudar licitações da Petrobras, ocasionando prejuízo direto de dezenas de bilhões de reais à estatal. Este artigo apresenta alguns métodos utilizados para materializar essas fraudes e novas técnicas que podem ser utilizadas pela Polícia Federal na fase de investigação, bem como pelos Tribunais de Contas, outros órgãos de fiscalização e ainda por órgãos executivos quando de sua fase administrativa.

Detalhes do artigo

Como Citar
DETECÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DE CONLUIO EM LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 11, n. 3, p. 113–180, 2020. DOI: 10.31412/rbcp.v11i3.664. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/664.. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Dossiê

Como Citar

DETECÇÃO E MATERIALIZAÇÃO DE CONLUIO EM LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 11, n. 3, p. 113–180, 2020. DOI: 10.31412/rbcp.v11i3.664. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/664.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Referências

Abrantes-Metz, R. and Bajari, P. (2010). Screens for conspiracies and their multiple applications. Competition Policy International, 6(2), pp. 129-144.

Avelino, M. T. (2016). O controle judicial da prova técnica e científica. (Dissertação) Área: Direito. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 254 f.

Bajari, P. and Ye, L. (2003). Deciding between competition and collusion. The Review of Economics and Statistics, 85(4), pp.971-989. doi.org/10.1162/003465303772815871

Baker, J.B. and Rubinfeld, D.L. (1999). Empirical methods in antitrust litigation: review and critique. American Law and Economics Review, 1(1), pp.386-435. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/42705357

Ballesteros-Pérez, P.; Skitmore, M. (2017). On the distribution of bids for construction contract auctions. Construction Management and Economics, 35(3), p.106-121.

Biruk, S., Jaśkowski, P. and Czarnigowska, A. (2017). Modelling contractor's bidding decisions. Procedia Engineering, 182, pp.91-98. doi: 10.1016/j.proeng.2017.03.125

Box, G.E.P. (1976). Science and statistics. Journal of the American Statistical Association, 71: 791–799, doi:10.1080/01621459.1976.10480949.

Brannman, L.; Klein, J. D.; Weiss, L. W. (1987). The price effects on increased competition in auction markets. The Review of Economic and Statistics, pp. 24-32

Brasil (1993). Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Brasil (1998). Decreto nº 2.745, de 24 de agosto de 1998. Aprova o Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁS previsto no art . 67 da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Brasil (2011). Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica; altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, e a Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985; revoga dispositivos da Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994, e a Lei nº 9.781, de 19 de janeiro de 1999; e dá outras providências.

Brasil (2016). Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016. Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Brasil (2019). Painel de Obras. Disponível em: http://paineldeobras.planejamento.gov.br/. Acessa em: 29/Out/2019.

Chatfield, C. (1995). Model uncertainty, data mining and statistical inference. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (Statistics in Society), 158(3), pp.419-466. doi: 10.2307/2983440.

Daubert v. Merrell Dow Pharmaceuticals, Inc., 509 US 579, 589 (1993). Disponível em: https://supreme.justia.com/cases/federal/us/509/579/case.html Acessado em: 09/02/18.

Dyer, D. Kagel, J. H. and Levin, D. (1989). A comparison of naive and experienced bidders in common value offer auctions: A laboratory analysis. The Economic Journal, 99(394), pp.108-115. doi: 10.2307/2234207

European Commission (2013). Practical Guide on Quantifying Harm in Actions for Damages Based on Breaches of Article 101 or 102 of the European Union. Disponível em <http://ec.europa.eu/competition/antitrust/actionsdamages/quantification_guide_en.pdf> Acessado em: 25/07/18.

Finkelstein, M.O.; Levenbach, H. (1983). Regression Estimates of Damages in Price-Fixing Cases. Law & Contemporary Problems., 46(4), pp. 145-169. Disponível em: https://scholarship.law.duke.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3738&context=lcp

Fisher, F.M. (1986). Statisticians, econometricians, and adversary proceedings. Journal of the American Statistical Association, 81(394), p.277-286. doi/abs/10.1080/01621459.1986.10478271

Friedman, L. (1956). A competitive-bidding strategy, Operations Research, 4(1), p.104-112.

Frye v. United States, 293 F. 1013 (D.C. Cir. 1923). Disponível em <https://www.law.ufl.edu/_pdf/faculty/little/topic8.pdf> Acessado em: 12/10/18.

Gallo, J. (1977). A computerized approach to detect collusion in the sealed-bid market. Antitrust Bulletin, 22(3), p.593.

Gómez-Lobo, A.; Szymanski, S. (2001). A Law of Large Numbers: Bidding and Compulsory Competitive Tendering for Refuse Collection Contracts. Review of Industrial Organization, 18 pp. 105–113

Grega, M.; Nemec, J. (2015). Factors influencing Final Price of public procurement: evidence from Slovakia. Procedia Economics and Finance, 25, pp.543-551.

Grubbs, F. E. (1969). Procedures for detecting outlying observations in samples. Technometrics 11(1): pp.1–21. doi/abs/10.1080/00401706.1969.10490657

Gupta, S (2002). Competition and collusion in a government procurement auction market. Atlantic Economic Journal, 30(1), pp.13-25.

Harrington, J. E. (2006). Behavioral screening and the detection of cartels. European competition law annual, pp.51-68.

Howard, J. H. and Kaserman, D. (1989). Proof of damages in construction industry bid-rigging cases. Antitrust Bulletin 34(2), pp.359-394. doi/10.13140/RG.2.2.17868.31363

James, G., Witten, D., Hastie, T., and Tibshirani, R. (2013). An Introduction to Statistical Learning: with Applications Springer New York ISBN: 9781461471387

Kuhlman, J. M. and Johnson, S. R. (1983). The number of competitors and bid prices. Southern Economic Journal, 50(1), pp.213-220.

Lanzillotti, R.F. (1998). Coming to terms with Daubert in Sherman Act complaints: A suggested economic approach, Nebraska Law Review, 77(1), Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/nlr/vol77/iss1/4

Lanzillotti, R.F. (2017). Collusion/competition: A new learning?, The Antitrust Bulletin, 62(3) pp.591-602.

Lima, M. C. (2010). Comparação de custos referenciais do DNIT e licitações bem sucedidas. XIII SINAOP – Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – Porto Alegre – RS.

Lopes, A. O. (2011). Superfaturamento de Obras Públicas. LivroPronto, São Paulo.

Lopes, A. O. (2018). Superfaturamento de Contratos Governamentais de Serviços de Engenharia de Construção – Estudo de Caso da Operação Caixa-Preta – 2009. Revista Brasileira de Ciências Policiais, 9(2), pp.71-109.

Moro, S.F. (2018). Preventing systemic corruption in Brazil. Daedalus, 147(3), pp.157-168. doi.org/10.1162/daed_a_00508

National Research Council (2011). Reference Manual on Scientific Evidence: Third Edition. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/13163.

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) (2009). Prosecuting Cartels without Direct Evidence of Agreement. OECD Journal: Competition Law and Policy, 9(3), doi.org/10.1787/clp-v9-art11-en

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) (2011). Quantification of Harm to Competition by National Courts and Competition Agencies. Disponível em: http://www.oecd.org/daf/competition/QuantificationofHarmtoCompetition2011.pdf>. Acesso em: 22/06/18.

Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) (2016). Fighting bid rigging in public procurement: Report on implementing the OECD Recommendation. Disponível em: www.oecd.org/competition/Fighting-bid-rigging-in-public-procurement-2016-implementation-report.pdf. Acesso em: 13/03/18.

Pelto, C. R. (1971). The Statistical Structure of Bidding for Oil and Mineral Rights. Journal of the American Statistical Association, 66(335), pp.456-460.

Pereira, G. P. C. (2002). O mercado da construção civil para obras públicas como instrumento de auditoria: uma abordagem probabilística, Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Phlips, L. (1996). On the detection of collusion and predation. European Economic Review, 40(3), pp.495-510. doi: 10.1016/0014-2921(95)00064-X

Porter, R. H. and Zona, J. D. (1993). Detection of bid rigging in procurement auctions. Journal of Rubinfeld, D.L. and Steiner, P.O. (1983). Quantitative methods in antitrust litigation. Law and Contemporary Problems, 46, 4, Statistical Inference in Litigation, pp. 69-141. doi: 10.2307/1191595

Selten, R. (1973). A Simple Model of Imperfect Competition, where 4 are few and 6 are many. International Journal of Game Theory, 1973, Vol.2(1), pp.141-201. DOI: 10.1007/BF01737566

Signor, R., Love, P. E. D., Olatunji, O, Vallim, J. J. C. B, and Raupp, A. B. (2017). Collusive bidding in Brazilian infrastructure projects. Proceedings of the Institution of Civil Engineers - Forensic Engineering 170(3), pp.113-123. doi/10.1680/jfoen.17.00013

Signor, R.; Love, P. E. D.; Vallim, J. J. C. B.; Raupp, A. B.; Olatunji, O. (2019). It is not collusion unless you get caught: the case of ‘Operation Car Wash’ and unearthing of a Cartel. Journal of Antitrust Enforcement, 7(2), pp.177–202. https://doi.org/10.1093/jaenfo/jnz009

Signor, R.; Love, P. E. D.; Belarmino, A. T. N.; Olatunji, O. (2020a). Detection of collusive tenders in infrastructure projects: learning from Operation Car Wash. Journal of Construction Engineering and Management 146(1). DOI: 10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0001737

Signor, R.; Love, P. E. D.; Oliveira Jr. A.; Lopes, A. O.; Oliveira Jr. P. S. (2020b). Public Infrastructure Procurement: Detecting Collusion in Capped First Priced Auctions. Journal of Infrastructure Systems (no prelo).

Silva Filho, L. O.; Lima, M. C.; Maciel, R. G. (2010). Efeito barganha e cotação: fenômenos que permitem a ocorrência de superfaturamento com preços inferiores às referências oficiais. Revista do TCU, n. 119, pp.29-36. Disponível em http://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/188/182. Acesso em: 12/07/18.

Skitmore, M. (2002). Identifying non-competitive bids in construction contract auctions. Omega, 30(6), pp.443-449.

Smith, A. (1776). An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations, Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952. (Orig. pub. 1776). 468p.

Tukey, J. W. & Wilk, M. B. (1966). Data analysis and statistics: an expository overview. AFIPS Conference Proceedings 29, pp.695-709.

Tukey, J. W. (1977). Exploratory Data Analysis. Addison-Wesley.

United States (1890). 26 Stat. 209, 15 U.S.C. §§ 1–7. Act of July 2, 1890 (Sherman Anti-Trust Act).

Vallim, J. J. C. B. (2018). Engenharia Forense: Metodologias Aplicadas na Operação Lava Jato, Editora Juruá, Curitiba, Brazil, 2018, 284 p.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)