A Comunidade Virtual de Prática e o Moderador na Academia Nacional de Polícia: novas perspectivas de aprendizagem

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Talles Amaral Machado
Luís Antônio Vilalta

Resumen

O presente artigo contribui para a discussão acerca da necessidade de reconhecimento oficial das comunidades virtuais de prática (VCOP) como eventos de educação continuada, e o moderador comunitário como atividade de magistério perante a Academia Nacional de Polícia. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório abordou a aprendizagem como ação estratégica na Polícia Federal e aspectos gerais envolvendo as comunidades. Dentre as VCOPs analisadas, constatou-se a presença de VCOPs ativas e inativas, sendo apontado como fator crítico o patrocínio de setores estratégicos da Polícia Federal. Aspectos organizacionais das VCOPs e a sua aplicação como modo de exercício de atribuições funcionais relacionadas à aprendizagem nos setores estratégicos da Polícia Federal são apresentados como potencialidades das comunidades. Ao final, são apresentadas as lacunas normativas e as suas implicações, cuja formalização poderá impactar positivamente nas ações educacionais.

 

Palavras-Chave: Comunidades Virtuais de Prática. Aprendizagem. Moderador. Gestão do Conhecimento.

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Cómo citar
A Comunidade Virtual de Prática e o Moderador na Academia Nacional de Polícia: novas perspectivas de aprendizagem. Revista Brasileña de Ciencias Policiales, Brasília, Brasil, v. 10, n. 1, p. 141–168, 2019. DOI: 10.31412/rbcp.v10i1.570. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/570.. Acesso em: 5 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Talles Amaral Machado, Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal na SR/DPF/GO.

Cómo citar

A Comunidade Virtual de Prática e o Moderador na Academia Nacional de Polícia: novas perspectivas de aprendizagem. Revista Brasileña de Ciencias Policiales, Brasília, Brasil, v. 10, n. 1, p. 141–168, 2019. DOI: 10.31412/rbcp.v10i1.570. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/570.. Acesso em: 5 nov. 2024.

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