TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação

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Carlos Frederico Felício Fagundes

Resumo

Este artigo, produzido em junho de 2020, analisa o recrutamento de crianças e adolescentes por grupos terroristas nas plataformas das redes sociais e o papel da educação quanto à prevenção e ao combate a esse fenômeno. O terrorismo nunca esteve tão em evidência como atualmente, haja vista a sequência de atentados deflagrados, principalmente nos países ocidentais, revelando que se mantém em plena atividade, mesmo depois da reação norte-americana após o dia 11 de setembro. No entanto, tem-se visto que, em grande parte dos ataques, os autores são indivíduos de origem estrangeira (ocidentais ou naturalizados), radicalizados e recrutados por meio da Internet, e, destes, uma parcela significativa é formada por crianças e adolescentes. Para desenvolver esta análise, o manuscrito apresenta a seguinte estrutura: além da introdução, na qual fez-se um breve relato acerca da temática, a primeira parte contempla dados e informações sobre o uso da Internet pelo público infantojuvenil e descreve o modo como alguns grupos terroristas têm se servido dessa tecnologia. Já a segunda aponta as transformações após 11 de setembro, em especial quanto à estrutura organizacional dos grupos extremistas. Aborda também a questão da radicalização e delineia o motivo pelo qual os radicais vêm conferindo especial interesse ao recrutamento de crianças e adolescentes. A parte final traz uma reflexão a respeito do papel da educação como ferramenta de combate e conclui com considerações e sugestões direcionadas às instituições escolares, às famílias e às autoridades governamentais no que diz respeito à prevenção e ao combate à radicalização de indivíduos jovens no ambiente virtual.

Palavras-chave: Terrorismo. Criança. Adolescente. Internet. Radicalização. Educação.

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Como Citar
TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 12, n. 6, p. 129–166, 2021. DOI: 10.31412/rbcp.v12i6.759. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/759.. Acesso em: 24 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Frederico Felício Fagundes, Departamento de Polícia Federal

Agente de Polícia Federal, lotado no Núcleo de Inteligência da Superintendência de Polícia Federal em Minas Gerais.

Doutorando e Mestre (2017) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Graduado em: Programa Especial de Fornação de Docentes, com habilitação em Matemática (2014)

Graduado em: Engenharia Civil (1997)

Tutor EaD de Cursos ofertados pela Academia da Polícia Federal (ANP) - Ferramentas de Investigação, Curso Básico de Inteligência e Sociologia da Criminalidade

Conteudista de material didático do Curso Básico de Inteligência Policial

Membro do GT que revisou e elaborou a Doutrina de Inteligência da PF, 2018

Como Citar

TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação. Revista Brasileira de Ciências Policiais, Brasília, Brasil, v. 12, n. 6, p. 129–166, 2021. DOI: 10.31412/rbcp.v12i6.759. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/759.. Acesso em: 24 dez. 2024.

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