TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação

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Carlos Frederico Felício Fagundes

Résumé

Este artigo, produzido em junho de 2020, analisa o recrutamento de crianças e adolescentes por grupos terroristas nas plataformas das redes sociais e o papel da educação quanto à prevenção e ao combate a esse fenômeno. O terrorismo nunca esteve tão em evidência como atualmente, haja vista a sequência de atentados deflagrados, principalmente nos países ocidentais, revelando que se mantém em plena atividade, mesmo depois da reação norte-americana após o dia 11 de setembro. No entanto, tem-se visto que, em grande parte dos ataques, os autores são indivíduos de origem estrangeira (ocidentais ou naturalizados), radicalizados e recrutados por meio da Internet, e, destes, uma parcela significativa é formada por crianças e adolescentes. Para desenvolver esta análise, o manuscrito apresenta a seguinte estrutura: além da introdução, na qual fez-se um breve relato acerca da temática, a primeira parte contempla dados e informações sobre o uso da Internet pelo público infantojuvenil e descreve o modo como alguns grupos terroristas têm se servido dessa tecnologia. Já a segunda aponta as transformações após 11 de setembro, em especial quanto à estrutura organizacional dos grupos extremistas. Aborda também a questão da radicalização e delineia o motivo pelo qual os radicais vêm conferindo especial interesse ao recrutamento de crianças e adolescentes. A parte final traz uma reflexão a respeito do papel da educação como ferramenta de combate e conclui com considerações e sugestões direcionadas às instituições escolares, às famílias e às autoridades governamentais no que diz respeito à prevenção e ao combate à radicalização de indivíduos jovens no ambiente virtual.

Palavras-chave: Terrorismo. Criança. Adolescente. Internet. Radicalização. Educação.

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Comment citer
TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação. Revue Brésilienne des Sciences Policières, Brasília, Brasil, v. 12, n. 6, p. 129–166, 2021. DOI: 10.31412/rbcp.v12i6.759. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/759.. Acesso em: 2 nov. 2024.
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Artigos
Biographie de l'auteur-e

Carlos Frederico Felício Fagundes, Departamento de Polícia Federal

Agente de Polícia Federal, lotado no Núcleo de Inteligência da Superintendência de Polícia Federal em Minas Gerais.

Doutorando e Mestre (2017) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Graduado em: Programa Especial de Fornação de Docentes, com habilitação em Matemática (2014)

Graduado em: Engenharia Civil (1997)

Tutor EaD de Cursos ofertados pela Academia da Polícia Federal (ANP) - Ferramentas de Investigação, Curso Básico de Inteligência e Sociologia da Criminalidade

Conteudista de material didático do Curso Básico de Inteligência Policial

Membro do GT que revisou e elaborou a Doutrina de Inteligência da PF, 2018

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TERRORISMO: o recrutamento virtual de crianças e adolescentes e o papel da educação. Revue Brésilienne des Sciences Policières, Brasília, Brasil, v. 12, n. 6, p. 129–166, 2021. DOI: 10.31412/rbcp.v12i6.759. Disponível em: https://periodicos.pf.gov.br/index.php/RBCP/article/view/759.. Acesso em: 2 nov. 2024.

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